Quinta | 19/01 | 20h | Cineclube Gaia em dose dupla - "DA SERVIDÃO MODERNA" e "SURPLUS"



Na próxima quinta-feira (19/01/2012) o Cineclube Gaia de Esteio apresenta 2 filmes documentários para acordar você do “sono profundo”. 
DA SERVIDÃO MODERNA de Jean-François Brient e SURPLUS: Terrorized Into Being Consumers de Erik Gandini.

A partir das 20 horas no Kumbuka Cultural (Rua Soledade, 301 - Centro de Esteio / próximo ao Big)

  
Título: Da Servidão Moderna - De la Servitude Moderne (2009)
Duração: 52 min.
País: França – Colômbia
Classificação: 16 anos
Direção: Jean-François Brient
Sinopse: “A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.”
Mais informações: http://www.delaservitudemoderne.org/index.html

Título: Surplus: Terrorized Into Being Consumers (2003)
Duração: 50 min.
País: Suécia
Classificação: 16 anos
Direção: Erik Gandini
Sinopse: “O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos paises e culturas mundiais e os problemas que vem sendo causados ao meio ambiente e para todos que estão nele. John Zerzan é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que vivemos.” 


No Cineclube Gaia todas as exibições são GRATUITAS, sempre!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário