Quinta | 02/02 | 20h | CINECLUBE GAIA APRESENTA O FILME: “ALÉM DE TRABALHADOR, NEGRO” + CANJA MUSICAL



Na próxima quinta-feira (02/02/2012) às 20h o Cineclube Gaia de Esteio apresenta o filme “Além de Trabalhador, Negro”. Após o filme, haverá uma canja musical com o nosso amigo Dieison Machado Siqueira.

A partir das 20 horas no Kumbuka Cultural (Rua Soledade, 301 - Centro de Esteio / próximo ao Big)


Título: “Além de trabalhador, Negro”
Duração: 35 min.
País: Brasil
Ano: 1989
Classificação: Livre
Direção: Daniel Brazil
Produção: Video Realiza – com patrocínio do Prêmio do Concurso Negro no Brasil, da Fundação Ford 
Sinopse: Libertado das senzalas, o povo negro foi largado sem qualquer política pública de inclusão social. O desenvolvimento da luta do trabalhador negro por um lugar ao sol, desde a abolição, é o fio condutor de Além de Trabalhador, Negro. O documentário fala das ações do movimento negro para superar a discriminação racial nas relações de trabalho. Como estavam fora dos primeiros sindicatos de operários, geralmente organizados por imigrantes, os negros criaram organizações próprias e difundiram seus ideais anti-racistas em jornais como A Sentinela e O Clarim da Alvorada.
Em 1931 é criada a Frente Negra. O filme também lembra a entrada dos trabalhadores negros nos sindicatos a partir dos anos 50 e 60, porém sem ocuparem cargos de direção. Além de trabalhador, negro também conta sobre a criação do Movimento Negro Unificado (MNU) contra a discriminação racial. Nas vozes de importantes lideranças do movimento negro o filme busca a identidade e a valorização econômica do povo negro e mostra que a luta de classes e a luta de raças andam juntas no Brasil.  



No Cineclube Gaia todas as exibições são GRATUITAS, sempre!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário