24/03 | Quinta | 20h | "Anahy" e "Dorival" na comemoração do Dia do Cinema Gaúcho

O dia do cinema gaúcho é uma data instituída pela Assembleia Legislativa para comemorar a estreia do filme gaúcho “Ranchinho do Sertão”. A data foi escolhida a partir de pesquisas do escritor e cineasta Antonio Jesus Pfeil. O dia 27 de Março coincide com a estreia de "Ranchinho do Sertão", do produtor e exibidor cinematográfico Eduardo Hirtz, exibido pela primeira vez em 1909, no cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre.

No Cineclube Gaia a data será comemorada na próxima sessão, dia 24/03, com a exibição do longa "Anahy de las Misiones" e do curta "O dia em que Dorival encarou a guarda".



Anahy de las Misiones
Duração: 110 min
Classificação indicativa: 16 anos
Ano: 1997
Gênero: Ficção
Direção: Sérgio Silva
Roteiro: Sérgio Silva e Gustavo Fernandez (Colaboração de Tabajara Ruas)
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Narchtergaele, Claudio Gabriel, Ivo Cutzarida, Leverdógil de Freitas, Roberto Birindelli, Marcos Barretto, Oscar Simch
Sinopse: Anahy de las misiones é um raro filme brasileiro a abordar de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história do período colonial, aqui ambientados na Revolução farroupilha (1835-1845). É a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, como aquela de Anahy de las misiones, que errava pelos países do Prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos nas batalhas, ou a da Salamanca do Jarau (fixada por Simões Lopes Neto em Lendas do Sul). Eleito melhor filme pelo júri e público no Festival de Brasília de 1997.
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/275/



O dia em que Dorival encarou a guarda
Duração: 15 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart
Roteiro: Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil e José Pedro Goulart
Elenco: João Acaiabe (Dorival) Pedro Santos (Praça) Zé Adão Barbosa (Cabo) Sirmar Antunes (Sargento) Luis Emilio Strassburger (Tenente) Vera Lúcia Lopes (Ana Neusa) Marcos Breda (Indio) Verlaine Pretto (mulher amarrada) Marta Biavaschi (voz da mulher amarrada) Alexandre Corrêa (vigia) Roberto Henkin (reforço 1) Bertrand Kolecza (reforço 2) Arthur M. Rocha (reforço 3) Alderico Nogueira (reforço 4) Flávio Ferreira (paquerador)
Sinopse: Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter de enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranquilidade daquela noite no quartel.
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/602/

Nenhum comentário:

Postar um comentário