10/03 | Quinta | 20h | "A Culpa é do Fidel!" + "Lurdinha, a vendedora de ilusões"


No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O curta "Lurdinha, a vendedora de Ilusões" e o longa "A Culpa é do Fidel!" prestam nossa homenagem, apresentando a realidade de diferentes mulheres.

Confira abaixo detalhes sobre os filmes:



Titulo original: La Faute à Fidel
Ano de lançamento: 2006

Classificação indicativa: LIVRE
País: França/Itália
Direção: Julie Gavras
Roteiro: Julie Gavras, colaboração de Arnaud Cathrine, baseado em livro de Domitilla Calamai
Elenco: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet, Martine Chevallier
Duração: 1h 39min
Sinopse: Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
Site oficial: http://www.lafauteafidel-lefilm.com/



Título: Lurdinha, a vendedora de ilusões
Duração: 26 min

Direção: Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Moro e Cesar Cavalcanti
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: LIVRE
Sinopse: Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética conduzida pelos relatos do cotidiano de Bernardo Soares, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário