Programação de Novembro/2010

05/11 | Sexta | 20h | "Quanto Vale ou é por Quilo?" de Sérgio Bianchi



Sinopse: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.


Classificação: 14 anos
Gênero: DramaDuração: 1h 44minAno: 2005Direção: Sérgio BianchiRoteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto, baseado no conto "Pai Contra Mãe", de Machado de AssisProdução: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira


______________________________________________________________

12/11 | Sexta | 20h | "Terra Deu, Terra Come" de Rodrigo Siqueira




Sinopse: Terra Deu, Terra Come é um filme cheio de encantos e encantamentos. Pedro de Alexina, 81 anos, comanda como mestre de cerimonias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro. É preciso ver para crer.

Classificação: Livre

Duração: 88 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Rodrigo Siqueira

Colaborou na direção: Pedro de Alexina

Fotografia: Pierre de Kerchove

Produção executiva: Rodrigo Siqueira e Tayla Tzirulnik


______________________________________________________________

19/11 | Sexta | 20h | "Besouro" na rua coberta




Sinopse
: Besouro é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.

Classificação: 14 anos

Gênero: Aventura
Duração: 95 min
Lançamento (Brasil): 2009
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Roteiro: Patrícia Andrade
Produção: Vicente Amorim

Elenco: Sérgio Laurentino (Exu); Ailton Carmo (Besouro); Anderson Grillo (Quero-Quero); Sérgio Pererê (orixá Ossaim); Adriana Alves (Oxum); Jessica Barbosa (Orixá Iansã/Dinorá); Zebrinha (Orixá Ogum); Mestre Alípio (Macalé dos Santos); Flávio Rocha (Coronel Venâncio); Seu João Feio; Irandhir Santos (Noca de Antônia); Geisa Costa (Dona Zulmira); Miguel Lunardi; Antônio Fábio (Serafim); Nilton Júnior (Cobra Criada); Denise Correia; Servílio de Holanda (Genival); Leno Sacramento (Chico Canoa); Vitória; Chris Vianna (Teresa); Diego


Trailer:

______________________________________________________________


26/11 | Sexta | 20h | "Quase dois irmão" + "O prisioneiro"


Quase dois irmãos é a maturidade da diretora Lucia Murat que vem desenvolvendo coerente e corajosa trajetória - basta recordar seus filmes anteriores: Brava gente brasileira (2000), Doces poderes (1996), Que bom te ver viva (1989). Militante da guerrilha durante a ditadura militar, ex-presa política, a diretora conta uma história das diferenças sociais, em poderoso e sensível retrato da relação entre a classe média e a favela carioca, marcada pela música popular. Um dos personagens está na prisão de Ilha Grande. O curta O prisioneiro que acompanha esta edição, também expõe a fragilidade do sistema carcerário brasileiro e o medo de ser finalmente livre.




"Quase dois irmãos"

Sinopse: Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas. Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.

Classificação: 16 anos

Duração: 102 min
Ano: 2004

Direção: Lúcia Murat
Roteiro: Lúcia Murat e Paulo Lins
Elenco: Werner Shünemann, Antônio Pompeo, Caco Ciocler, Flávio Bauraqui, Maria Flor, Fernando Alves Pinto, Babu Santana, Renato de Souza, Marieta Severo, Luiz Melodia


Trailer de "Quase dois irmãos"




O prisioneiro

Sinopse: O homem passa a vida buscando liberdade. Mas quando se vê diante dela, não sabe o que fazer, não consegue se libertar da sua própria prisão.

Classificação: 14 anos

Duração: 17 min
Ano: 2001

Direção: Eric Laurence
Elenco: Cláudio Jaborandy e Marcus Amaral
Produção Executiva: Isabela Cribari


Nenhum comentário:

Postar um comentário