06/08 | Sexta | 20h | "Bicho de sete cabeças" e "O profeta das cores"
Nesta sexta, a sessão do Cineclube Gaia ocorrerá no segundo andar da Casa de Cultura, o auditório estará ocupado com outro evento.
Duas histórias que têm em comum o desacerto das relações entre pais e filhos e os caminhos tortuosos que são levados a percorrer. O longa-metragem “Bicho de sete cabeças” é inspirado em fatos reais vividos por Austregésilo Carrano Bueno e contados em seu livro “Canto dos malditos” (1993). Na trama central, o equívoco do pai e da família, que leva o jovem a uma experiência trágica em manicômios. Lançado em 2001, permaneceu oito meses em cartaz nas salas de cinema, atingindo 450 mil espectadores. O documentário “O profeta das cores” – que integrou a pesquisa de Laís Bodanzky para a realização do longa “Bicho de sete cabeças” - conta a história de Antonio Nascimento Silva, cujo destino é ainda mais complicado: 20 anos entre orfanato, juizado, casas de detenção, manicômios. Até ser livre e encontrar na pintura a sua forma de expressar o absurdo da condição humana que sofreu.
Bicho de sete cabeças
Sinopse: Neto é um jovem estudante de segundo grau de classe média baixa. Ele não suporta a presença do pai. O pai não se interessa pelo mundo do filho. O vazio entre eles cresce a cada dia. A distância é intransponível. A comunicação termina gerando atitudes radicais, que acabarão colocando Neto atrás dos muros de um manicômio.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 88 min
Ano: 2000
Gênero: Ficção
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
Direção de Atores: Sérgio Penna
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar,Altair Lima e Linneu Dias, Gero Camilo e Marcos Cesana
Produção: Sara Silveira e Marco Müller
Produção Executiva: Maria Ionescu e Fabiano Gullane
Direção de Produção: Caio Gullane
Direção Fotografia: Hugo Kovensky
Montagem/Edição: Jacopo Quadri e Letízia Caudullo
Direção de Arte: Marcos Pedroso
O profeta das cores
Sinopse: Institucionalizado desde os 3 meses de idade, Antonio da Silva Nascimento (foto) passou sua vida em orfanatos, reformatórios, prisões e manicômios, ganhando a liberdade aos 42 anos de idade, após uma reclusão de 17 anos no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha. Nas ruas, morando sob pontes e catando papelão, Antonio descobre a pintura. Intitula-se o Profeta das Cores e logo torna-se unanimidade de público e crítica, exorcizando a consciência histórica da civilização em seus golpes coloridos contra telas e muros.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 28 min
Ano: 1995
Gênero: Documentário
Direção e Roteiro: Leopoldo Nunes
Elenco: Depoimentos: D. Guilhermina da Silva, Daniel Firmino , Prof. Tarcílio , Fernando Marques, Dr. Élio, D. Zenith, Kiko Artesão, Beto - Bettus
Direção de Produção: Wagner Carvalho
Direção Fotografia: Cleumo Segond
Montagem/Edição: Reinaldo Volpato
Técnico de Som Direto: Márcio Jacovani
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/62/
——————————————————————
13/8 | Sexta | 20h | "Bruno" na Semana da Juventude
Entre os dias 7 e 15 de agosto, a comunidade de Esteio encontra opções variadas de esporte, lazer e cultura em toda a cidade. Trata-se da programação da Semana da Juventude, que chega à sua segunda edição com eventos descentralizados nos parques, escolas e bairros de Esteio, além da tradicional Casa de Cultura.
Clique aqui para conferir a programação completa.
Dentro da programação da Semana da Juventude, o Cineclube Gaia apresenta o longa-metragem "Bruno", com direção de Shirley MacLaine.
BRUNO
Sinopse: Bruno (Alex D. Linz) é um garoto prodígio que vive com sua mãe e tem o estranho hábito de usar vestidos. Isso é apenas um detalhe a mais em sua polêmica carreira estudantil em uma escola católica. Mesmo antes de seu segredo ser descoberto, seus colegas de classe já caçoavam dele por causa do seu tamanho e por causa de sua tremenda inteligência - o que dizer de um menino que lê dicionário por pura diversão? Mas Bruno é o menor dos problemas para seus pais, que vivem cercados de outras figuras bem mais estranhas...
Direção: Shirley MacLaine
Duração: 103 minutos
Título Original: Bruno
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2000
Mais informações: http://www.interfilmes.com/filme_19209_Bruno-(Bruno).html
——————————————————————
20/8 | Sexta | 20h | "Tá Dando Onda"
Nesta sexta, a sessão do Cineclube Gaia ocorrerá no segundo andar da Casa de Cultura, o auditório estará ocupado com outro evento.
Sinopse: Cadu Maverick (Shia LaBeouf) é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego (Jeff Bridges), com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.
Classificação Indicativa: Livre
Título original: Surf's Up
Gênero:Animação
Duração: 1h 25min
Ano de lançamento: 2007
Direção: Ash Brannon, Chris Buck
Roteiro: Lisa Addario, Christian Darren, Don Rhymer e Joe Syracuse
Produção: Christopher Jenkins
Música: Mychael Danna
Direção de arte: Ron Lukas e Marcelo Vignali
Edição: Ivan Bilancio
Site oficial: http://www.sonypictures.com/intl/br/movies/surfsup/index_site.html
——————————————————————
27/8 | Sexta | 20h | Sessão Especial da Semana Cultural de Esteio
No mês em que são comemorados os dias nacionais das artes e do patrimônio histórico, a Prefeitura realiza a Semana Cultural de Esteio, com atrações variadas para todos os públicos. Artes plásticas, teatro, dança, canto, fotografia e cinema compõem a programação entre os dias 23 e 28 na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (rua Padre Felipe, 900).
Clique aqui para conferir a programação completa.
O Cineclube Gaia participa da programação e apresenta um filme dedicado à sétima arte. "Cinema, Aspirinas e Urubus" do pernambucano Marcelo Gomes, que conta a história de um alemão e um nordestino que percorrem o Sertão levando o cinema onde ele nunca havia chegado antes. O sertão nordestino também é cenário do curta “O crime da imagem”, realizado por outro pernambucano, Lírio Ferreira. O filme mostra Antônio Conselheiro (Tuca Andrada) antes de se tornar o líder de Canudos.
Veja abaixo detalhes sobre os filmes.
Cinema, Aspirinas e Urubus
Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 99 min
Gênero: Ficção
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Karim Aïnouz
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Oswaldo Mil, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti, Fernando Teixeira, Zezita Matos, Paula Francinete, Daniela Câmera, Irandhir Santos, Nanego Lira, Cláudio Nascimento
Produção Executiva: Maria Ionescu e João Vieira Jr
Direção de Produção: Dedete Parente Costa
Direção Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC
Montagem/Edição: Karen Harley
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Beto Normal
Técnico de Som Direto: Márcio Câmara
Edição Som: Beto Ferraz
O crime da imagem
Sinopse: Viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico. Episódio lendário sobre Antônio Conselheiro, antes de se tornar um líder político-místico-religioso.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 13 min
Gênero: Ficção
Direção: Lírio Ferreira
Roteiro: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Elenco: Tuca Andrada , Maria Paula Costa Rego, Diva Pacheco, Paulo Falcão, Aramis Trindade
Produção Executiva: Marcelo Pinheiro, Aramis Trindade e Lírio Ferreira
Direção de Produção: Paulo Caldas
Direção Fotografia: Kátia Coelho
Montagem/Edição: Vânia Debs
Direção de Arte: Mozart Guerra, Juliana Carapeba
Técnico de Som Direto: Eduardo Santos Mendes
Sound Designer: José Luis Sasso
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/associado/programa.php?c=64
Nenhum comentário:
Postar um comentário