06/08 | Sexta | 20h | "Bicho de sete cabeças" e "O profeta das cores"

Nesta sexta, a sessão ocorrerá no segundo andar da Casa de Cultura, o auditório estará ocupado com outro evento.

Duas histórias que têm em comum o desacerto das relações entre pais e filhos e os caminhos tortuosos que são levados a percorrer. O longa-metragem “Bicho de sete cabeças” é inspirado em fatos reais vividos por Austregésilo Carrano Bueno e contados em seu livro “Canto dos malditos” (1993). Na trama central, o equívoco do pai e da família, que leva o jovem a uma experiência trágica em manicômios. Lançado em 2001, permaneceu oito meses em cartaz nas salas de cinema, atingindo 450 mil espectadores. O documentário “O profeta das cores” – que integrou a pesquisa de Laís Bodanzky para a realização do longa “Bicho de sete cabeças” - conta a história de Antonio Nascimento Silva, cujo destino é ainda mais complicado: 20 anos entre orfanato, juizado, casas de detenção, manicômios. Até ser livre e encontrar na pintura a sua forma de expressar o absurdo da condição humana que sofreu.


Bicho de sete cabeças


Sinopse: Neto é um jovem estudante de segundo grau de classe média baixa. Ele não suporta a presença do pai. O pai não se interessa pelo mundo do filho. O vazio entre eles cresce a cada dia. A distância é intransponível. A comunicação termina gerando atitudes radicais, que acabarão colocando Neto atrás dos muros de um manicômio.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 88 min
Ano: 2000
Gênero: Ficção
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
Direção de Atores: Sérgio Penna
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar,Altair Lima e Linneu Dias, Gero Camilo e Marcos Cesana
Produção: Sara Silveira e Marco Müller
Produção Executiva: Maria Ionescu e Fabiano Gullane
Direção de Produção: Caio Gullane
Direção Fotografia: Hugo Kovensky
Montagem/Edição: Jacopo Quadri e Letízia Caudullo
Direção de Arte: Marcos Pedroso


O profeta das cores


Sinopse: Institucionalizado desde os 3 meses de idade, Antonio da Silva Nascimento (foto) passou sua vida em orfanatos, reformatórios, prisões e manicômios, ganhando a liberdade aos 42 anos de idade, após uma reclusão de 17 anos no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha. Nas ruas, morando sob pontes e catando papelão, Antonio descobre a pintura. Intitula-se o Profeta das Cores e logo torna-se unanimidade de público e crítica, exorcizando a consciência histórica da civilização em seus golpes coloridos contra telas e muros.
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 28 min
Ano: 1995
Gênero: Documentário
Direção e Roteiro: Leopoldo Nunes
Elenco: Depoimentos: D. Guilhermina da Silva, Daniel Firmino , Prof. Tarcílio , Fernando Marques, Dr. Élio, D. Zenith, Kiko Artesão, Beto - Bettus
Direção de Produção: Wagner Carvalho
Direção Fotografia: Cleumo Segond
Montagem/Edição: Reinaldo Volpato
Técnico de Som Direto: Márcio Jacovani
Mais informaçõeshttp://www.programadorabrasil.org.br/programa/62/

Nenhum comentário:

Postar um comentário