Programação de Julho/2010



02/07 | Sexta | 20h | “Escritores da Liberdade” de Richard LaGravenese


Nesta sexta o Cineclube Gaia apresenta uma sessão especial para os alunos do Projovem Trabalhador. A sessão é aberta a todos e a entrada é gratuita.


Escritores da Liberdade


Título original: Freedom Writers

Direção: Richard LaGravenese

País de origem: Alemanha / EUA

Classificação etária: Livre

Duração: 122 minutos

Sinopse: Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Site oficial: http://www.freedomwriters.com

——————————————————————


09/07 | Sexta | 20h | Circuito Tela Verde


Na sessão do dia 09 de Julho, o Cineclube Gaia apresenta uma série de curtas-metragens do 2º Circuito Tela Verde.


A Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - CIRCUITO TELA VERDE - realiza seu segundo ano de exibição com a participação de mil espaços exibidores cadastrados. O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual.


Veja abaixo detalhes sobre os filmes.



Caminho das Águas


Duração: 22min 07s

Sinopse: 1-Panorama da água na natureza.

2-Como o Rio Grande do Sul gerencia suas águas.

3-Região hidrográfica do Rio Uruguai.

4-Região hidrográfica do Guaíba.

5-Região hidrográfica da bacia litorânea.

6-Como preservar os serviços ambientais?

Elos da Água


Duração: 9min

Sinopse: O vídeo “Elos da Água” foi criado com o objetivo de sensibilizar autoridades, estudantes e público em geral, para o problema da diminuição da quantidade de água de nascentes, córregos e rios, provocada pela falta de planejamento no uso e ocupação do solo. O processo de recarga dos mananciais é apresentado de forma bastante didática, intercalando-se ilustrações com entrevistas de especialistas e depoimentos da comunidade. Os municípios filmados são das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- PCJ, mas trata-se de um problema que se estende por diversas regiões do Brasil e do mundo.

Jovens Lideranças Ambientais


Duração: 6min 24s

Sinopse: Em um projeto aprovado pela ONU, jovens tentam mudar o meio ambiente em que vivem a partir de ações comunitárias e envolventes e se tornam lideranças na comunidade onde moram.

Mãe Terra


Duração: 15min 11s

Sinopse: A cultura Tapeba enfrenta há quinhentos anos formas compulsórias de contato com a civilização e suas políticas camufladas de escravização e etnocídio. Quais os desafios que o conhecimento tradicional tem diante de valores atuais? A força do toré, das ervas medicinais e das rezas pode ser a resposta.

Copos


Duração: 2min 36s

Sinopse: O vídeo mostra um diálogo entre um copo descartável e um copo plástico, onde são contados os benefícios e malefícios de cada personagem dando ênfase ao desperdício do copo descartável.

Máquinas


Duração: 2min 20s

Sinopse: O filme trata do caos do trânsito das grandes cidades. É um apelo à sociedade, mostrando a supremacia das máquinas, no caso, dos automóveis, em todos os lugares, ocupando o espaço das próprias pessoas.

——————————————————————


16/07 | Sexta | 20h | “A Negação do Brasil” de Joel Zito Araújo


A negação do Brasil


Gênero: Documentário

Duração: 90 min
Direção e Roteiro: Joel Zito Araújo

Produção: Joel Zito Araújo, Luis Antonio Pillar, Juca Cardoso e Vandy Almeida

Co-produção: Casa De Criação Cinema

Fotografia: Adrian Cooper e Cleumo Segond

Edição: Joel Zito Araújo e Adrian Cooper

Consultora: Solange Couceiro de Lima

Som: Tonin Murici e Joaquim Santana

Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

——————————————————————


23/07 | Sexta | 20h | “Tangos e Tragédias na Praça Matriz”


Tangos e Tragédias na Praça Matriz


Duração: 65 minutos

Sinopse: Tangos & Tragédias é um espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público. Os recursos cênicos são garantidos pela ficção construída em torno dos dois personagens: o Maestro Plestkaya (Nico Nicolaiewsky) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez). Tangos & Tragédias é sucesso de público e crítica há mais de 20 anos. Conquistou os palcos do Brasil e já rodou pela América Latina e Europa. O show comemorativo na Praça da Matriz, que deu origem a este DVD, reuniu mais de 20 mil pessoas. Kraunus e Pletskaya resolveram comemorar os 20 anos do Tangos & Tragédias fazendo um show aberto ao público na praça em frente ao Theatro São Pedro. De repente, as ruas estavam tomadas por um público muito especial, que veio de todos os cantos da cidade. Os magos da Sbórnia surgiram na escadaria da Praça da Matriz transformando Porto Alegre, por um passe de mágica, na capital de um país andante. E todos se tornaram cidadãos dessa fantasia!

——————————————————————


30/07 | Sexta | 20h | "Alma Corsária" de Carlos Reichenbach



Alma Corsária


Duração: 111 min

Ano: 1993

Classificação indicativa: 16 anos

Direção e Roteiro: Carlos Reichenbach

Elenco: Bertrand Duarte, Jandir Ferrari, Andrea Richa

Produção: Sara Silveira

Sinopse: O filme questiona se ainda há espaço para a arte num mundo dominado pelo consumismo e pela competitividade vil. Os personagens principais são os poetas Torres (Bertrand Duarte) e Xavier (Jandir Ferrari) inspirados respectivamente em Augusto dos Anjos e Cesário Verde. Torres e Xavier lançam um livro de poesia numa pastelaria do centro da cidade. A região conhecida como “Boca do Lixo” exerce um fascínio irresistível sobre o diretor Carlos Reichenbach, que busca aproximar-se de espaços marginalizados, pois lá residiria a alma da cidade, apesar da degradação aparente. Reichenbach cria diversos cortes temporais durante o filme, retrata a infância dos personagens no início dos anos 1960, mostra os conflitos ideológicos durante o regime militar e critica tanto a violência dos donos do poder quanto a fé cega em discursos tirados das cartilhas de Karl Marx, Stalin, Mao e outros.

Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/1/


Nenhum comentário:

Postar um comentário