19/05 | Quinta | 20h | "Cartola - música para os olhos" e "Babaú na casa do Cachaça - verde e rosa blues"

"Cartola, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, honra aquele que, certamente, é o nosso mais importante músico de samba: Angenor de Oliveira, o Cartola. O filme não se concentra na simples biografia ou processo criativo do compositor, mas em encontrar a própria história do samba, que está entranhado na saga do Brasil, através da costura de imagens que interligam a arte do biografado ao lado de um material relacionado à cultura – clássicos do cinema brasileiro, itens de arquivo, shows filmados e depoimentos variados. Já Babaú na casa do Cachaça - verde e rosa blues, de Luiz Guimarães de Castro, premiado como melhor curta-metragem brasileiro do Festival de Curtas de Belo Horizonte, é como a continuação do outro filme, ao reencontrar dois grandes artistas que conviveram com o mestre e participaram da gênese do samba no país: Carlos Cachaça e Babaú da Mangueira, que finalmente têm aqui suas composições registradas." (Fonte: Programadora Brasil)

Veja abaixo detalhes sobre os filmes:


Título: Cartola - música para os olhos
Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira
Roteiro: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Produção Executiva: Clélia Bessa e Hilton Kauffmann
Gênero: Documentário
Classificação: 10 anos
Duração: 88 min e 9 seg.
Sinopse: A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, CARTOLA traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruia com seu tempo.




Título: Babaú na casa do Cachaça - verde e rosa blues
Direção: Luiz Guimarães de Castro
Produção: Gustavo Cascon, Sérgio Pinto
Duração: 19 min e 32 seg.
Gênero: Documentário
Classificação: LIVRE
Sinopse: O re-encontro de dois velhos amigos: Babaú da Mangueira e Carlos Cachaça que lembram os “tempos idos” e cantam velhos sambas, alguns deles inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário