01/10 | Sexta | 20h | "Netto Perde sua Alma" e "Mazel Tov"

"Netto Perde sua Alma" e "Mazel Tov"

Aspectos da história, cultura e sociedade do sul do país são objeto dos filmes deste programa. O curta-metragem Mazel Tov traz duas histórias de colonizadores rurais judeus em uma visão graciosa e poética narrada por um olhar romântico e nostálgico. Destaque para o músico Hique Gomes, que compõe a trilha sonora e ainda tem uma divertida participação tocando violino em uma cena de festa. Já o longa-metragem Netto Perde Sua Alma constrói uma emocionalmente intensa alegoria imagética de um general atuante na Guerra de Farrapos e Guerra do Paraguai. O filme traz na premiada interpretação de Werner Schunemann, mais do que um retrato histórico, uma representação da complexidade do amadurecimento político e cultural do país a partir de um panorama gaúcho.


"Mazel Tov"

Sinopse: A colonização judaica no Rio Grande do Sul no início do século é contada através de duas histórias, retratando as tradições e costumes daqueles pioneiros. Tudo isto filtrado pelos olhos de duas crianças que, setenta anos depois, relembram a infância
Duração: 14 min
Ano: 1990
Gênero: Ficção
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Flávia Seligman e Jaime Lerner
Roteiro: Flávia Seligman, Jaime Lerner e Mauro Dorfman
Elenco: Alana Azevedo, Leandro Peres, Annita Tachenco, Simone Castiel, Miguel Ramos, Marlei Danckwardt, Bira Vieira



"Netto Perde sua Alma"


Sinopse: Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que, ferido em plena Guerra do Paraguai, está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor. Ouve o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontra um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu exilado no Uruguai.

Duração: 102 min e 0 seg.
Ano: 2001
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Ficção
Direção: Beto Sousa e Tabajara Ruas
Roteiro: Tabajara Ruas, Beto Souza, Ligia Walper, Fernando Marés de Souza e Rogério Brasil Ferrari
Elenco: Werner Schunemann, Laura Schneider, Sirmar Antunes, Márcia do Canto, Arines Ibias, Lisa Becker, João França, Fábio Neto, Oscar Simch, Nélson Diniz, Letícia Liesenfeld, Araci Esteves, Miguel Ramos, Anderson Simões

em outubro, muita animação!!!

Outubro será um mês animado!!! Aguardem........

24/09 | Sexta | 21h | Sessão especial "Entre nessa dança"

Nesta sexta, 24/09, o Cineclube Gaia tem programação especial para o Intercâmbio de grupos de dança que ocorre na Casa de Cultura.

A sessão ocorrerá após a apresentação dos grupos, às 21h, e a entrada será aberta ao público a partir dessa hora.

O filme, escolhido pelos organizadores do evento, será "Entre nessa dança" (título original: "You got served"), que mostra o mundo da dança de rua nos Estados Unidos.


Detalhes abaixo:





Título Original: You Got Served
Duração: 94 min
Ano de lançamento: 2004
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: You Got Served acompanha o competitivo mundo da dança de rua, a chamada ´street dancing´, na qual grupos disputam entre si em troca de dinheiro e reconhecimento. Elgin (Marques Houston) e David (Omari Grandberry) são grandes amigos e líderes do melhor grupo de dança do bairro. Quando uma outra equipe famosa da cidade os desafia, David e Elgin – ao lado de seus companheiros (Jarell Houston, DeMario Thornton e Dreux Frederic) – se vêem obrigados a criar os mais modernos movimentos e passos para conseguirem manter-se no topo. A disputa fica ainda mais acirrada quando parceiros passam a confrontar suas próprias adversidades e os reais motivos de sua discórdia vêm à tona. Até a realização na cidade da grande batalha final entre equipes, David e Elgin terão de superar suas diferenças e provar que permanecem sendo os melhores dançarinos de rua da cidade.


Site oficial: http://www.yougotserved.com/

17/09 | Sexta | 20h | "O Diário Aberto de R." e "Houve Uma Vez Dois Verões"

Em pleno começo do século 21, os adolescentes representam a maior parte do público dos cinemas. No entanto, o cinema brasileiro tem pouca tradição em filmar dilemas e histórias que tratem especificamente do universo deste delicado período de passagem da infância para a vida adulta. Dentro deste panorama, o curta O diário aberto de R., de Caetano Gotardo, e o longa Houve uma vez dois verões, de Jorge Furtado, são dois dos filmes a se debruçar com mais atenção e sensibilidade aos pequenos rituais da vida adolescente, principalmente no que tange à descoberta das aventuras e desejos sexuais que tanto marcam essa fase da vida. Assim, conseguem mostrar a importância dos pequenos momentos na formação de um indivíduo.


"O Diário Aberto de R."


Sinopse: Rafael dorme. Rafael espera. Rafael abraça. Rafael deita. Rafael chora.
Duração: 14 min
Ano: 2005
Gênero: Ficção
Direção e Roteiro: Caetano Gotardo
Elenco: Fábio Lucindo, Marco Pigossi, Thays Alves, Gustavo Nobre, Lilian Blanc
Produção Executiva: Marco Dutra
Classificação indicativa: 12 anos


"Houve Uma Vez Dois Verões"


Sinopse: Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

Duração: 75 min
Ano: 2002
Gênero: Ficção
Classificação Indicativa: 12 anos
Direção e Roteiro: Jorge Furtado
Produção Executiva: Luciana Tomasi e Eleonora Goulart
Direção de Produção: Marco Baioto e Débora Peters
Direção Fotografia: Alex Sernambi
Montagem/Edição: Giba Assis Brasil
Direção de Arte: Pierre Olivè
Figurino: Rô Cortinhas
Técnico de Som Direto: Cristiano Scherer
Edição Som: Cristiano Scherer
Mixagem: Luiz Adelmo

Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/46/

10/09 | Sexta | 20h | “Coração de Luto” com Teixeirinha e Mary Terezinha


Sinopse: Este grande sucesso cinematográfico de Teixeirinha é baseado na canção “Coração de Luto”, um dos maiores êxitos da carreira do inesquecível músico gaúcho. Filme rodado em Porto Alegre e arredores da capital gaúcha, onde Teixeirinha buscou retratar com a maior fidedignidade possível à morte de sua mãe, buscando cenários originais, como o local onde ela caiu sobre o fogo e, três dias após, veio a falecer.

Ano: 1966
Duração: 90 min.
Elenco: Teixeirinha, Mary Terezinha, Miro Soares, Claudio Lazzarotto, Cesar Magno, Branca Regina Muniz, Nelson Lima, Domingos Terra, Paulo H. Taylor e a participação especial de Amélia Bittencourt
Baseado na história original de Vitor Mateus Teixeira.
Adaptação de roteiro: Llorenti
Diálogo: Ernane Ruchel
Diretor: Eduardo Llorente
Diretor de Fotografia: Américo Pini
Diretor de Produção: Américo Pini
Montagem: Eduardo Lorenti
Assistente de Direção: Gilberto Lessa e Lorival Garcia
Engenheiro de som: Carlos Foscolo
Música: Santino Hohagem
Produção: Leopoldis Som e Vitor Mateus Teixeira
Produtor: Derli Martinez
Mais informações: http://www.teixeirinha.com.br/

Clique aqui para ver a programação completa do mês.

Mande suas sugestões de filmes

Em breve nosso cineclube fará um novo pedido de filmes da Programadora Brasil.

Aproveitem para enviar sua sugestão!!

Para consultar o catálogo, acesse o site da Programadora Brasil (clique aqui) e clique em Catálogo.

Depois é só mandar sua sugestão por email para cineclubegaia@gmail.com, deixar um comentário aqui no blog ou até um recado para nós na Casa de Cultura (3473-0414).

Aguardamos as sugestões!

03/09 | Sexta | 20h| "Anahy de Las Misiones" de Sérgio Silva


Sinopse: Anahy de las misiones é um raro filme brasileiro a abordar de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história do período colonial, aqui ambientados na Revolução farroupilha (1835-1845). É a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, como aquela de Anahy de las misiones, que errava pelos países do Prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos nas batalhas, ou a da Salamanca do Jarau (fixada por Simões Lopes Neto em Lendas do Sul). Eleito melhor filme pelo júri e público no Festival de Brasília de 1997.

Duração: 110 min
Classificação indicativa: 16 anos
Ano: 1997
Gênero: Ficção
Direção: Sérgio Silva
Roteiro: Sérgio Silva e Gustavo Fernandez (Colaboração de Tabajara Ruas)
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Narchtergaele, Claudio Gabriel, Ivo Cutzarida, Leverdógil de Freitas, Roberto Birindelli, Marcos Barretto, Oscar Simch
Produção Executiva: Monica Schmiedt
Mais informaçõeshttp://www.programadorabrasil.org.br/filme/275/

Programação de Setembro/2010

03/09 | Sexta | 20h | "Anahy de Las Misiones" de Sérgio Silva



Sinopse: Anahy de las misiones é um raro filme brasileiro a abordar de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história do período colonial, aqui ambientados na Revolução farroupilha (1835-1845). É a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, como aquela de Anahy de las misiones, que errava pelos países do Prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos nas batalhas, ou a da Salamanca do Jarau (fixada por Simões Lopes Neto em Lendas do Sul). Eleito melhor filme pelo júri e público no Festival de Brasília de 1997.


Duração: 110 min

Classificação indicativa: 16 anos

Ano: 1997

Gênero: Ficção

Direção: Sérgio Silva

Roteiro: Sérgio Silva e Gustavo Fernandez (Colaboração de Tabajara Ruas)

Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Narchtergaele, Claudio Gabriel, Ivo Cutzarida, Leverdógil de Freitas, Roberto Birindelli, Marcos Barretto, Oscar Simch

Produção Executiva: Monica Schmiedt

Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/275/

——————————————————————


10/09 | Sexta | 20h | "Coração de Luto" com Teixeirinha e Mary Terezinha



Sinopse: Este grande sucesso cinematográfico de Teixeirinha é baseado na canção “Coração de Luto”, um dos maiores êxitos da carreira do inesquecível músico gaúcho. Filme rodado em Porto Alegre e arredores da capital gaúcha, onde Teixeirinha buscou retratar com a maior fidedignidade possível à morte de sua mãe, buscando cenários originais, como o local onde ela caiu sobre o fogo e, três dias após, veio a falecer.


Ano: 1966

Duração: 90 min.

Elenco: Teixeirinha, Mary Terezinha, Miro Soares, Claudio Lazzarotto, Cesar Magno, Branca Regina Muniz, Nelson Lima, Domingos Terra, Paulo H. Taylor e a participação especial de Amélia Bittencourt

Baseado na história original de Vitor Mateus Teixeira.

Adaptação de roteiro: Llorenti

Diálogo: Ernane Ruchel

Diretor: Eduardo Llorente

Diretor de Fotografia: Américo Pini

Diretor de Produção: Américo Pini

Montagem: Eduardo Lorenti

Assistente de Direção: Gilberto Lessa e Lorival Garcia

Engenheiro de som: Carlos Foscolo

Música: Santino Hohagem

Produção: Leopoldis Som e Vitor Mateus Teixeira

Produtor: Derli Martinez

Mais informações: http://www.teixeirinha.com.br/

——————————————————————


17/09 | Sexta | 20h | "O Diário Aberto de R." e "Houve Uma Vez Dois Verões"


Em pleno começo do século 21, os adolescentes representam a maior parte do público dos cinemas. No entanto, o cinema brasileiro tem pouca tradição em filmar dilemas e histórias que tratem especificamente do universo deste delicado período de passagem da infância para a vida adulta. Dentro deste panorama, o curta O diário aberto de R., de Caetano Gotardo, e o longa Houve uma vez dois verões, de Jorge Furtado, são dois dos filmes a se debruçar com mais atenção e sensibilidade aos pequenos rituais da vida adolescente, principalmente no que tange à descoberta das aventuras e desejos sexuais que tanto marcam essa fase da vida. Assim, conseguem mostrar a importância dos pequenos momentos na formação de um indivíduo.


"O Diário Aberto de R."


Sinopse: Rafael dorme. Rafael espera. Rafael abraça. Rafael deita. Rafael chora.

Duração: 14 min

Ano: 2005

Gênero: Ficção

Direção e Roteiro: Caetano Gotardo

Elenco: Fábio Lucindo, Marco Pigossi, Thays Alves, Gustavo Nobre, Lilian Blanc

Produção Executiva: Marco Dutra

Classificação indicativa: 12 anos


"Houve Uma Vez Dois Verões"


Sinopse: Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.


Duração: 75 min

Ano: 2002

Gênero: Ficção

Classificação Indicativa: 12 anos

Direção e Roteiro: Jorge Furtado

Produção Executiva: Luciana Tomasi e Eleonora Goulart

Direção de Produção: Marco Baioto e Débora Peters

Direção Fotografia: Alex Sernambi

Montagem/Edição: Giba Assis Brasil

Direção de Arte: Pierre Olivè

Figurino: Rô Cortinhas

Técnico de Som Direto: Cristiano Scherer

Edição Som: Cristiano Scherer

Mixagem: Luiz Adelmo

Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/46/

——————————————————————


24/09 | Sexta | 20h | Sessão especial, aguardem...