Dia 5 de Fevereiro - Sexta - 20 horas
O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos)
Sinopse: O sistema carcerário brasileiro visto de dentro: um ano antes da desativação da Casa de detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.
Direção e Roteiro: Paulo Sacramento
Duração: 123 min
Classificação: 16 anos
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/184/
Dia 19 de Fevereiro - Sexta - 20 horas
São Paulo Sociedade Anônima
Sinopse: Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal.
Direção e Roteiro: Luiz Sérgio Person
Elenco: Walmor Chagas, Darlene Glória,Eva Wilma, Ana Esmeralda, OteloZeloni, Nadir Fernandes, OsmanoCardoso, Silvio Rocha, ArmandoPaschoal, Altamiro Martins,Armando Sganzerla, Etty Fraser,Kleber Macedo, Carmen Maria,Cecilia Rabelo, LenoirBittencourt, Mari
Duração: 107 min
Classificação: 12 anos
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/298/
Dia 26 de Fevereiro - Sexta - 20 horas
A Saga da Asa Branca
Sinopse: Asa Branca é um pássaro de arribação que voa do sertão quando percebe que a seca vai chegar. O filme é um "semidocumentário" em desenho animado, que retrata o pássaro e o sertanejo com sua mulher (Bernardino e Rosinha), partindo da sua terra com a chegada da estiagem. Com texto e narração de Humberto Teixeira, compositor da música Asa Branca, foi este o único trabalho de Humberto no cinema e também seu último trabalho. Na trilha sonora, o arranjo sinfônico do maestro Guerra Peixe.
Direção: Lula Gonzaga
Roteiro: Silvana Delácio
Duração: 7 min
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/286/
O Homem que Virou suco
Sinopse: A história segue Deraldo, um poeta popular nordestino recémchegado a São Paulo, onde tenta sobreviver de sua poesia e folhetos. Confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão, é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão. Através de Deraldo, o filme acompanha o caminho do trabalhador migrante numa cidade grande: a construção civil, os serviços domésticos e subempregos sujeitos à violência e à humilhação. E segue a luta de Deraldo para reconquistar sua liberdade e preservar sua identidade.
Direção e Roteiro: João Batista de Andrade
Duração: 97 min
Elenco: José Dumont, Célia Maracajá, Ruth Escobar, Denoy de Oliveira, Renato Máster, Ruthnéia de Moraes, Barros Freire, Rafael de Carvalho.
Classificação: 16 anos
Mais informações: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/285/